quinta-feira, 22 de setembro de 2011

GM DE VOLTA REDONDA NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Guarda Municipal de Volta Redonda (RJ), promoveu durante todo o dia de ontem (21) um seminário sobre segurança no trânsito. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, desde integrantes de associações de moradores dos municípios a integrantes das GMs de Itatiaia, Resende, Barra Mansa e Porto Real, além de guardas de Volta Redonda.

Para a vice-presidente das FAM (Federal das Associações de Moradores de Volta Redonda), Marta Inês Mageste Felipe, o teor das palestras ministradas no seminário foram de suma importância, tendo em vista que no trânsito

- Do meu bairro vieram oito moradores que gostaram bastante e manifestaram vontade de participar de outros, pois aprendemos aqui coisas que não tínhamos nem noção. O que mais me chamou atenção foi o desenho animado, o personagem era tranquilo e sereno, mas quando entrava no carro ele se transformava, fazia do carro dele uma arma - comentou Marta Inês.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal major, Luiz Henrique Monteiro Barbosa o seminário foi escolhido para atingir a população com o objetivo de promover a conscientização da melhor postura no trânsito.

- Os temas são bem voltados para a população como um todo, sendo condutores ou pedestres, mostrando a postura que todos tem que ter no trânsito - disse o comandante da GMVR.

Dentre os palestrantes presentes esteve o Diretor Geral de Ensino em Centros de Formação de Condutores, Delfin Neto, responsável por palestras sobre direção defensiva e relacionamento interpessoal. Dilfin falou sobre a importância de se promover eventos que tratem da questão do trânsito:

- É interessante que seminários como esse fossem constantes, pois a finalidade é criar na cabeça dos condutores e pedestres as condições reais que eles têm de conduzir um veículo na via e se comportar na via, de forma segura para evitar ou proporcionar acidentes, porque os pedestres podem também proporcionar acidentes, quando ele não atravessa na faixa, por exemplo - disse Delfin que defendeu ainda a inclusão da educação para o trânsito na grade curricular das escolas assim como são a matemática e a língua portuguesa.

- Há uma relação tripla, é unir a engenharia do transito, o esforço lega, (leis do transito) e a educação, levar essa informação ao público, pois quando as pessoas tiram a carteira, elas aprendem as leis, mas depois não voltam a ter contato. Por isso é importante também, levar essa educação para a grade curricular das escolas - apontou Delfin.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário: